Processual > O Álbum das Fotografias

Divulgamos aqui o álbum que a PJ foi organizando ao longo do tempo com fotos de figuras públicas para as "vítimas"da casa Pia identificarem os seus abusadores. (Apenso AJ do Processo)
Deixo à consideração do leitor as conclusões que daqui se podem tirar.

Obs.:Por qualquer razão faltam duas folhas que contêm as fotos do nº 81 ao 88. A culpa aí não deve ser da PJ. Os nomes correspondentes estão na legenda da própria PJ. Deve ter havido uma falha quando o álbum foi digitalizado há bastante tempo. Agora não consigo recuperar essas folhas. Mas estão lá os nomes.

Apenas algumas notas: Francisco Guerra nunca foi confrontado com e este álbum; JPL também não: segundo declarou em julgamento mostraram-lhe uma série de fotos e disseram-lhe que era um puzzle.

Ninguém tem conhecimento de quem é que estava nessas fotos do "puzzle" que portanto não era este álbum; ninguém identificou neste álbum a foto de Carlos Mota que aliás é das mais nítidas. Porque é que só tem duas mulheres: D. Gertrudes Nunes e D. Odete Ferreira as proprietárias respectivamente da casa de Elvas e do apartamento da Av das Forças Armadas?

Porque é que só tem um indivíduo de raça negra (Eusébio e com uma foto de, julgo eu, 1966 quando ele foi internacional pela selecção no campeonato do Mundo em Inglaterra)? Porque é que a foto de D. Gertrudes só foi colocada em 3 de Setembro de 2003) se o álbum foi apenso ao processo em Março? Primeiro foi a identificação e depois a colocação no álbum? Veja o que disse JPL em julgamento:

 

Juiz Barata - Portanto, antes de ter prestado declarações aos inspectores, não tinha ouvido falar da casa de Elvas? É isso?  

JPL - Não.  

Juiz Barata - Nem a conhecia como tal. Conhecia-a como? Disse há pouco.  

JPL - Casa do Alentejo.  

Juiz Barata - Casa do Alentejo. E quando é que soube que a casa do Alentejo era em Elvas? Ou já sabia?  

JPL - Quando é que soube? Sr. Dr. vim a ver depois na televisão. Depois de eu ter prestado os meus depoimentos aos inspectores. Vim a ver isso na televisão. A casa de Elvas. Suposta casa de, em que os miúdos foram "molestrados".  

Juiz Barata - Pronto. Mas já sabia que aquela localidade se chamava Elvas? Muito tempo antes?  

JPL - Sim. Tanto que eu quando fui aos meus, ao... prestar os meus depoimentos à Polícia Judiciária, já con, já... se encontrava lá a fotografia dessa casa. E onde eu disse "Sr. Inspector", ele disse para mim "isto é um Lego. Ago, é um puzzle, monta o puzzle". E onde eu puxei a casa para o lado,  

(...)

JPL- Tava a dizer que na altura em que eu fui fazer o, lá o reco, o meu depoimento aos inspectores da Polícia Judiciária, visto que estes é que começaram a investigar o processo, foi-me colocada várias fotos da casa de Elvas e de vários arguidos, estando mais algumas fotos à mistura. E onde os senhores inspectores me disseram que "isto é um puzzle, faz agora disto como tu te lembras." Onde eu comecei por pôr a casa e pus o Sr. Hugo Marçal em primeiro, pensando que este era o dono da casa.  

Juíza Presidente - Sr. João Paulo.  

JPL - Mas vi a fotografia da D. Gertrudes Nunes, também lá.  

Juíza Presidente - Estava lá também?  

JPL - Estava sim.  

Juíza Presidente - E estavam mais senhoras? Fotografias de mais senhoras?  

JPL - Havia mais fotografias de senhoras mas que eu não sei se estavam envolvidas no processo, nem os envolvi, sequer.  

Portanto, se a foto da D. Gertrudes só foi colocada no álbum em 3 de Setembro de 2003 e a da D. Odete Ferreira em 17 de Novembro de 2003, JPL não foi confrontado com o álbum mas sim com um conjunto de fotografias. Que fotografias?

 

Qual o critério a que obedeceu a construção deste álbum?

As pessoas incluídas mais tarde passaram a ser suspeitas a partir da data da inclusão das fotos no álbum? Porque é, por exemplo, a foto do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa só foi incluída em 3 de Dezembro depois de todos os alunos terem sido ouvidos, menos de um mês antes da publicação da acusação?
Cada leitor que julgue e encontre respostas.

Como curiosidade, MP identificou-me pela foto 12 que é de António Eduardo Martins Queiroz Barreto. No auto a PJ diz que a foto é minha. Não estaria ainda o album pronto e anumeração era diferente? Mistérios.

Não quero ser acusado de especulação embora tenha as minhas convicções.

 

De notar que este álbum só foi apensado ao Processo no dia 5 de Março de 2003.

 

Finalmente: peço desculpa pela qualidade das fotos mas não possuo cópia melhor. De qualquer modo, as fotos estão todas identificadas na lista a seguir às fotografias bem assim como as datas em que algumas delas foram incluídas.