Reconhecimentos > Estacionamentos de Silvino e Saída de Elvas

O ESTACIONAMENTO

O local onde Carlos Silvino estacionava o carro tem 3 versões diferentes: a de Francisco Guerra (na rua do lado esquerdo, escondido)  a do próprio Carlos Silvino (3 locais diferentes) matagal e duas posições na rua mesmo em frente à casa de D. Gertrudes)  e depois a de JPL (junto a uma árvore, no descampado, junto à rua)!

 

Convém aqui acrescentar mais um detalhe:

1- A PJ colocou no Processo uma fotografia com a legenda: "Rua Portalegre em Elvas onde Bibi deixava a carrinha que levava os rapazes". (a rua referida pelo Francisco Guerra). Mas Carlos Silvino contraria essa versão como viram.

Eis a foto da PJ:

Como se vê, esta rua tem casas de um lado e doutro, não há descampado. Silvino diz sempre que era ao fundo do descampado  uma vez, e as outras vezes na Rua Domingos Lavadinho mesmo  em frente à casa da D. Gertrudes. Vejamos o descampado para comparar com a Rua Portalegre que a PJ afirma ser o local certo.

 

E afinal as "grandes bombas" à porta da casa da D. Gertrudes? Carlos Silvino explica:

 

Mas, como se viu, Francisco Guerra diz que afinal não viu carro nenhum!

 

E AGORA A SAÍDA DE ELVAS

 

Carlos Silvino é muito claro e primeiro diz que ao fundo da Rua Domingos Lavadinho virou à direita e que foi ter a uma rotunda. Ora essa rua não tem rotunda nenhuma. Mas pode ser que se refira à outra rotunda que ele encontraria se virasse duas vezes à direita.

Depois diz que, com medo de não conhecer as ruas na parte de trás da Rua Domingos Lavadinho, fez inversão de marcha e acabou por sair à esquerda no final da Rua Domingos Lavadinho. Ora isso é impossível.

Veja as fotos Google Maps de 2006

Na primeira está assinalada com uma seta aquilo que é a impossível saída pela esquerda da Rua da D. Gertrudes. É claríssimo que não tem saída por aí.

Por isso a  insistência do Dr. Gonçalves Silva (advogado de D. Gertrudes e que mora naquela zona). E Carlos Silvino reafirma que saíu sempre pelo lado esquerdo.

Na segunda foto pode ver duas hipóteses já que Silvino não diz onde é que fez a inversão de marcha. Mas se tinha medo de não conhecer as ruas nas traseiras então, no máximo, teria invertido a marcha na rotunda: no percurso assinalado a encarnado e a cheio (nº 1) Silvino teria feito inversão de marcha antes de virar pela segunda vez à direita; no percurso a tracejado (nº 2) admite-se que ele quisesse dizer que tinha feito a inversão de marcha na rotunda.

Em qualquer dos casos seria sempre para sair pelo lado esquerdo. A foto mostra, sem margem para dúvida, que isso seria impossível.

 

O que não se percebe, num tribunal que se deve por descobrir a verdade material, porque é que a Juiza não acedeu ao pedido do Dr. Gonçalves Silva e não foi até ao fim da Rua Domingos Lavadinho (apenas umas centenas de metros) para verificar as hipóteses de saída. Não esteve para isso e falou vagamente numa infomação que a Câmra daria. Não há nenhum ofício do Tribunal para a Câmara nem desta para aquele sobre tal assunto.