Reconhecimentos > Videos Oficiais do Tribunal

Na ausência em Portugal de um bom jornalismo jurídico e de investigação, as notícias que foram sendo divulgadas ao longo destes quase 8 anos quase nunca reflectiram nem a verdade do que se encontra no Processo nem o que se passou na fase de Instrução nem no Julgamento. As próprias violações do segredo de Justiça, em 2002 e 2003, foram todas cirurgicamente seleccionadas para criar na opinião pública a ideia da minha culpabilidade.

Calei-me durante todo o julgamento e, apenas quando me convenci de que o Tribunal já tinha uma decisão tomada, resolvi começar a aceitar pedidos de entrevistas e começar a colocar à disposição de todos tudo o que têm direito a saber.

Os Juízes julgam em nome do Povo e o Povo tem o direito de saber "o que está a ser julgado", "como está a ser julgado" e "por quem está a ser julgado"

Veja agora imagens que Portugal nunca viu, que estão no Processo e que foram gravadas pelo próprio Tribunal. São provas que decorrem de diligências requisitadas ao Tribunal pelas defesas dos arguidos.

Notas:
Os "bips" que ouvir nos vídeos foram colocados por mim para omitir os nomes dos rapazes. Todos os quadros com legendas são de minha autoria e pretendem ajudar à leitura do que vão ver.

 

 

 

Nestas imagens você viu dois jovens, de cara desfocada, que me acusam. Não sabe quem são eles nem as suas motivações. Eles são FG e JPL as duas principais testemunhas deste processo, os tais cujas imagens foram amplamente divulgadas pela TVI na altura da minha prisão. Veja os mesmos também neste site nas peças jornalísticas da TVI.

Para ver o perfil de Francisco Guerra carregue aqui.

Para ver o perfil de JPL carregue aqui.

Após esta diligência, o advogado da Casa Pia, Dr Miguel Matias prestou declarações  à Comunicação Social, passando a seguinte mensagem para a opinião pública: "A visita correu muito bem e a descrição que os jovens fizeram coincidiu com o que haviam dito em tribunal"

Sabia que uma equipa da TVI foi a Elvas antes da Polícia Judiciária com o JPL? Sabia que uma jornalista da TVI o levou de avião, ao Porto, para falar com MP que tinha negado qualquer envolvimento meu e que, depois dessa conversa, passou a acusar-me?

Também no Teatro Vasco Santana, que abandonei em 1995 as imagens feitas pelo Tribunal são esclarecedoras. A acusação coloca os abusos entre finais de 1997 e Setembro de 1999, por duas vezes.

 

Várias pessoas que trabalharam diariamente naquele Teatro, em programas meus, também nunca foram ouvidas pela investigação. Mais uma vez foi a minha defesa a ter que arrolá-las para irem a Tribunal confirmar a impossibilidade de alguma vez alguém ter podido abusar seja de quem for naquelas instalações.

Também a seguir a este reconhecimento(?), o Dr Miguel Matias, advogado da Casa Pia, passou para os jornais a seguinte declaração: "A vítima reconheceu naturalmente o local. O que também ocorreu com o sr. Carlos Silvino. Isto, tendo em consideração que ambos estão a recordar algo que já se passou há muito tempo. Penso, contudo, que o jovem conseguiu confirmar o que já tinha dito, embora a memória dele, relativamente a este espaço, Teatro Vasco Santana, não esteja preenchida".

O Ministério Público mente ao dizer que depois dessa data eu tinha acesso ao mesmo Teatro. O Ministério Público sustenta essa afirmação no facto de eu ter feito um levantamento de dinheiro numa caixa do Multibanco que está junto ao portão da Feira Popular e virada para o exterior do recinto (Av. da República) e não para o interior - num dia em que almocei com o meu enteado e a minha mulher antes de ir assistir a um jogo Sporting- Benfica! (6 de Maio de 2000)

E agora, imagens da ida de Carlos Silvino com o Tribunal ao edifício da Av. das Forças Armadas.

 

 

Estes são os reconhecimentos feitos pelo Tribunal - pergunto: porque é que o Tribunal não levou todos os rapazes para fazerem os respectivos reconhecimentos dos interiores? Porque é que não levou LM a este apartamento? É que este é o rapaz por que eu respondo por dois abusos exactamente na Av das Forças Armadas.

Para ver o perfil de LM carregue aqui.

A propósito da Av. das Forças Armadas, se tiver curiosidade, pode ver um dos mais caricatos episódios de toda esta história. Basta aceder ao You Tube clicando aqui.

Entretanto, em Fevereiro de 2003, quando fui preso, foram estas imagens que mostraram repetida e insistentemente aos portugueses.

 

 

Há anos que andamos atrás das imagens em bruto, isto é, sem edição. O próprio Tribunal pediu-as à TVI e a TVI respondeu que tinha apagado tudo.

Eu sei como funcionam os arquivos de uma estação: não é minimamente credível que num caso desta natureza e desta sensibilidade, se apague algum material seja ele qual for, como não se destroem papeis nem apontamentos.

Quando foram feitas as imagens da TVI e com que propósitos?

Mas a Verdade resiste a tudo, mesmo que consuma uma vida nessa tarefa. E é com a verdade que esgrimirei as provas da minha inocência. E confesso que desprezo quem, de novo através da TVI e na véspera do início das alegações finais, mente publicamente num acto desesperado de convencer a opinião pública. Já se viu que a acusação só tem os depoimentos dos assistentes para tentar salvar o monstruoso erro que construiu. Por isso dirá que são normais as contradições de jovens que foram abusados na adolescência. É um argumento esfarrapado. Mas é o único a que se vai agarrar. Mas há quem, tendo tido altas responsabilidades na investigação, ainda num estertor de quem sabe que tudo é mentira, vem à TVI dizer falsidades. Como se prova a seguir.




Inspector-Chefe Dias André

Clique para ver os desenhos

Desenhos Forças Armadas


Desenhos Elvas

 

 

Penso que as imagens falam por si e de facto valem mais do que mil palavras!