Questões > 11 - E Elvas?

Para Elvas não tenho qualquer explicação. Apenas sei que Carlos Silvino era daquela região e que lá se deslocava no Verão para tocar em festas, segundo as suas próprias declarações.

Uma coisa é certa: ouvindo a descrição daquela casa, vendo os desenhos feitos em julgamento e vendo o vídeo da ida ao local do Tribunal com Carlos Silvino, FG e JPL (porque é que o Tribunal não levou lá todos?) conclui-se sem margem para dúvidas que aqueles rapazes nunca estiveram naquela casa.

Eu nunca estive em qualquer casa de Elvas. Passei por lá poucas vezes, a última das quais em Novembro de 1997 com a minha mulher vindos de Espanha. E passei ao largo de Elvas agora em 2010 também por ter ido a Madrid com a minha mulher e minha filha na altura do Carnaval.

1- Porquê ir para Elvas? Mais 15 Kms e estava em Badajoz. Não seria mais acertado ir para um local onde a minha presença fosse considerada "normal"?

2- O que é que eu dizia à minha mulher (que entretanto me telefonava) para justificar uma ausência de pelo menos 5 horas ao fim de semana?

3- Numa rua sem movimento não era correr um risco maior de, por acaso, ser visto por alguém e dar ainda mais nas vistas?

4- Não querendo dar nas vistas, não é estranho que os arguidos se deslocassem em "grandes bombas" (incluindo um Ferrari que nunca foi visto) e ainda por cima estacionar num descampado, situado numa zona de muito movimento dos fins de semana?

5- Segundo um dos jovens, chegávamos a tirar fotografias de todos arguidos e jovens à porta da Casa de Elvas! Então não era um risco idiota para quem ia clandestinamente para Elvas?

6- Outro rapaz, reafirmado pelo Carlos Silvino, diz que o embaixador Jorge Rito distribuía T-Shirts aos rapazes para ficarem todos de igual antes de entrarem na casa! Espantoso: na rua a distribuir T-Shirts. E para ficarem todos iguais porquê?

7- Ouvidas pessoas de Elvas, vizinhos, pessoal da cervejaria que lá se encontra em frente do descampado e mais de 20 polícias da esquadra de Elvas, ninguém viu, ninguém ouviu, ninguém conheceu qualquer rumor?

Provo que nunca estive em Elvas com documentos oficiais incontornáveis e indesmentíveis: Vias Verdes (listagem oficial), talões de cartões de crédito com a minha assinatura, listagem dos meus telefonemas com identificação das antenas da Vodafone, confirmação de gravação dos programas "Quem quer ser Milionário" e "Febre do Dinheiro", etc. Tudo oficial. Cruzando todos estes documentos, mais facturas de suporte e mapas de gravações dos programas consegue-se reconstituir os meus percursos e os locais onde estive nesses dias . Eu próprio fiquei surpreendido com tanta certeza.

Tudo dados que estão à disposição de qualquer equipa de investigação. Só que esta nada procurou.

E provo ainda lendo os depoimentos dos assistentes na fase de inquérito, de instrução e de julgamento que não é possível que estejam a dizer a verdade tantas são as contradições, os erros, as mentiras básicas.