Comunicação Social > A Lista dos 200

Muito se especulou sobre uma "lista" que eu iria divulgar, de pessoas que são citadas nos autos, envolvendo nomes dos mais variados sectores da vida pública, nomeadamente política.

Até onde me foi possível, fui esclarecendo (nomeadamente ao DN) que não se tratava de lista nenhuma e que eu não pratico métodos iguais aos  da PIDE (fazer acusações sem fundamento seja a quem seja). O que eu disse aos jornais foi uma coisa muito simples: vou publicar aqui no site o Processo. Quem o ler irá encontrar nomes que nunca foram ouvidos. Isto não envolve qualquer juízo sobre essas pessoas. Mais: a grande maioria desse nomes aparece em circunstâncias que me levam a concluir mais uma vez sobre a FANTASIA que é este processo.

Apesar dos meus esclarecimentos, recebi várias mensagens pedindo para publicar os nomes urgentemente. Repito: eu não vou publicar nenhuma lista. Vou publicar o Processo e as pessoas interessadas encontrarão ao longo do mesmo muitos nomes (a contagem de 200 não é de minha autoria. Não sei quantos são. Sei que são muitos).

Outra imprecisão nas notícias é a de que eu iria publicar essa lista até ao fim do mês. Foi uma leitura errada do jornalista que me perguntou quando é que eu iria publicar o Processo. Eu respondi que vai demorar muito tempo e que antes do fim do mês, PELO MENOS, eu não o conseguiria fazer porque, por lei, eu não posso publicar nomes dos  abusados. Num processo de mais de 60.000 páginas entenderão que não é tarefa fácil nomeadamente numa altura em que também tenho que estudar este curioso Acórdão. Portanto não me comprometo com qualquer data.

Finalmente: como a origem desta notícia foi o Jornal "I" pedi ao seu Editor que me enviasse um e-mail a esclarecer todo este mal entendido. Ricardo Pereira enviou-me um e-mail em que me esclareceu devidamente de que terá eventualmente havido um mal entendido  e uma interpretação não correcta das minhas palavras. Assume ainda que a palavra "lista" é da responsabilidade do jornal.

Está o assunto esclarecido e por mim encerrado. Aqui fica o agradecimento ao Editor do "I".