Francisco Guerra > Francisco Guerra na TV - As Ameaças

 

3.10.05 - (em Tribunal)

Francisco Guerra - Sim. Nas alturas que eu ia a Elvas, fui à, ahn, fui abusado pelo Alfredo Casimiro, pelos irmãos Casimiro... agora a data em concreto... não me consigo recordar... Não.  

Dr. Sá Fernandes - Foi neste local, Belas Clube de Campo, Rua Mãe d'Água, nº 2 (dois) em Belas?  

Juíza Presidente - Está referido aqui um, neste documento, fls. 583 (quinhentos e oitenta e três), um local: Belas Clube de Campo, Rua Mãe d'Água, nº 2 (dois) segundo andar, em Belas. Este local, esta morada, diz-lhe alguma coisa?  

Francisco Guerra - Sim. É a casa do irmão, dos irmãos Casimiro. Peço desculpa.  

(...)

Juíza Presidente - E foi neste local que, que o senhor sofreu, diz ter sofrido os abusos do Sr., dos irmãos Casimiro?  

Francisco Guerra - Foi nesse local e foi na empresa.  

Dr. Sá Fernandes - Na empresa, aonde?  

Juíza Presidente - Em que local? Empresa, situada em que local?  

Francisco Guerra - Na altura, que agora já não está no memo sítio, Vialonga, se não estou em erro. Perto de Vialonga.  

Dr. Sá Fernandes - E além de ter sido, ele Sr. Carlos, ele Sr. Francisco Guerra abusado, também para lá levou rapazes com o Sr. Carlos Silvino?  

Juíza Presidente - Para a Vialonga?  

Dr. Sá Fernandes - Ou para a casa, o Belas, Clube de Campo?  

Juíza Presidente - Pode responder.  

Francisco Guerra - Só me lembro de ter lá ido uma única vez, com o arguido Carlos Silvino... com dois rapazes, mas não me recordo quem eram.  

Juíza Presidente - Quando diz, só se lembra de ter ido lá uma vez, está-se a referir a que local? A Belas, ou à Vialonga?  

Francisco Guerra - Belas, portanto a casa dele, do senhor, que é um condomínio privado. Penso que ao estar a dizer Belas, estou a dizer que é a casa correcta. Não...  

(...)

Dr. Sá Fernandes - Tendo sido pessoas que supostamente, terão abusado de si, não sentiu nenhum problema em ir trabalhar para as empresas, quando depois em Outubro, foi trabalhar para os Transportes Urbanos?  

Juíza Presidente - Pode responder. Pode esclarecer. Compreendeu a pergunta?  

Francisco Guerra - Compreendi sim, Srª Drª Juíza. Ahn... como eu também disse ao Tribunal, já tinha sido ameaçado algumas vezes, já tinha sido pressionado, também, e não me pude recusar a ir trabalhar para a empresa Transportes Urbanos. Não podia correr o risco de um dia para o outro me acontecer alguma coisa.  

Juíza Presidente - Mas quando se está a referir, diz já tinha sido ameaçado, está-se a referir a que ameaças? De quem?  

Francisco Guerra - Oh Srª Drª, eu quando me afastava um pouco da situação em si, havia sempre alguém que me tentava dizer, de alguma maneira para que não me afastasse muito, porque poderia-me acontecer algo. Ahn... e eu sentia isso dentro de mim. Portanto, eu tinha que fazer tudo, tudo o que me era pedido e tudo o que eu tinha que fazer, tinha que fazer, portanto  

Juíza Presidente - E no que diz respeito, em concreto, a ir trabalhar para estes senhores, irmãos Casimiro, de quem é que o senhor sentia ameaça?  

Francisco Guerra - Em concreto, ninguém me ameaçou, se eu não fosse trabalhar para essa empresa. Ninguém me ameaçou mesmo. Só que com as ameaças anteriores, eu senti-me pressionado, e com medo, acima de tudo.  

Juíza Presidente - Mas vindas de quem? Está-se a referir às ameaças vindas de quem?  

Francisco Guerra - As ameaças vindo do arguido Carlos Cruz, as chamadas de atenção do arguido Carlos Silvino... isto tudo, levou-me a não recusar trabalhar na empresa. E eu tava precisado de trabalho, também, porque tinha que trabalhar, (...) e como foi arranjado pelo Provedor e isto tudo... eu tive que aceitar. Não pude, não me podia recusar Srª Drª Juíza.  

Dr. Sá Fernandes - Mas que relação é que tinha o Sr. Carlos Cruz com a empresa dos Transportes Urbanos, para fazer sentido pressioná-lo para ir trabalhar para lá?  

Juíza Presidente - Em que medida é que as ameaças que diz ter sofrido do Sr. Carlos Pereira Cruz, contribuíram para esta situação em concreto dos Transportes Urbanos?  

Francisco Guerra - Srª Drª Juíza, não contribuíram só para essa situação, em concreto, contribuíram para todas as situações. (...). E qualquer coisa que me fosse proposta, ou pedida eu tinha medo de recusar, por aquilo que me pudessem fazer.  

Dr. Sá Fernandes - Mas... não foi o Provedor, Luís Rebelo, que lhe arranjou este emprego?  

Juíza Presidente - Referiu que sim, Sr. Dr. e foi uma das razões que agora apontou também, para dizer que não se podia recusar. Foi uma, entre várias.  

Dr. Sá Fernandes - Mas então, também tinha a ver com ameaças do Dr. Luís Rebelo?  

Juíza Presidente - Não. Em relação ao Sr. Dr. Luís Rebelo, o que referiu, mas eu vou pedir esclarecimento, foi o facto de ter sido também o Sr. Dr. Luís Rebelo a arranjar este emprego. Se o Sr. Dr. Luís Rebelo, em alguma altura o senhor sofreu uma ameaça?  

Francisco Guerra - Não, Srª Drª.  

  

17.10.05 -(em Tribunal)

 

Francisco Guerra - Srª Drª, eu tinha medo de todos eles. Ahn... dado àquilo que me fizeram e dado àquilo que eu, onde eu estava e que tipo de coisas é que eu fazia, ou que estava envolvido, ou outra expressão. Não fui ameaçado pelo arguido Manuel Abrantes, mas fui ameaçado por outros arguidos. Eu entendia isso como uma ameaça de todos eles. Portanto, eu tinha medo deles todos, Srª Drª. Não..

fls. 7282 -(em Inquérito -30.07.03)

A questão é: como é alguém poderia saber quando é que ele (tão vigiado e tão protegido)tinha consultas com o Dr. Strecht?

 

fls. 309 - (no inquérito -06.01.03)

 

28.09.05 -(em Tribunal)

Francisco Guerra - Saindo da porta principal, não consigo ver o café. Tou-me a situar. Saindo da porta, não o consigo ver. Mais à frente, portanto, saindo da porta e seguindo em frente, já o consigo ver, portanto, porque o café, a PT fica do lado direito, o café fica do lado esquerdo da rua, no outro passeio, portanto, a alguns metros depois à frente.  

Dr. Sá Fernandes - Foi nesse café que se encontrou com o Sr. Carlos Cruz?  

Juíza Presidente - Foi, o esclarecimento que lhe pedi, foi em relação a este café, onde diz ter-se encontrado com o Sr. Carlos Pereira Cruz.  

Dr. Sá Fernandes - Nesses encontros esteve com o Sr. Carlos Cruz e com o Sr. Carlos Silvino, ou só com o Sr. Carlos Cruz?  

Juíza Presidente - Pode esclarecer.  

Francisco Guerra - Nesse encontro tive só com o arguido Carlos Cruz.  

  

29.09.05 - (em Tribunal)

 

Juíza Presidente - Vai-me confirmar se é esta a agenda, Sr. Dr., é isso que vai fazer. Do apenso CA, agenda verde, grande, formato A4, com BP no verso. BP no... na capa. O Sr. vai ver, se é essa a agenda a que se está a referir neste papel, de fls. 43 (quarenta e três).  

Dr. Sá Fernandes - Sra. Dra., eu só queria saber nesta fase, se essa é a agenda, Sra. Dra.?  

Juíza Presidente - E é isso que eu quero saber, para o Sr. folhear, para saber se é esta agenda ou não! É esta a agenda a que o Sr. se refere neste documento, que acabou de ler?  

Francisco Guerra - É sim, Sra. Dra. Juíza.  

Dr. Sá Fernandes -Portanto, nesta agenda o Sr. tinha indicado, tinha apontado alguns encontros com os tais clientes, que eram os arguidos. E eu queria que agora lhe fosse mostrada a agenda, para ele indicar na agenda, quais são os encontros com os arguidos de que tomou nota na agenda.  

Juíza Presidente - Primeira, Primeiro pedido de esclarecimento. Nesta agenda verde, o Sr. indicou alguns encontros com arguidos, que estão aqui a ser julgados?  

Francisco Guerra - Não entendi, Sra. Dra., peço desculpa.  

Juíza Presidente - Se nesta agenda verde...  

Francisco Guerra - Sim...  

Juíza Presidente - o Sr. anotou alguns encontros com arguidos, que estão aqui a ser julgados?  

Francisco Guerra - Sim, apontei nessa agenda encontros que tive com algum destes arguidos, que estão aqui.  

Juíza Presidente - Então vamos pedir, para indicar quais são as páginas...  

Francisco Guerra - Sra. Dra., penso que isto não tem número de páginas.  

Juíza Presidente - Mas deve ter um dia, deve ter o dia, do mês... qual é o dia a que o Sr. se refere?  

Francisco Guerra - Portanto, Outubro, dia... não, isto já não é Outubro, pois não? É Novembro. Portanto, dia 3 de Outubro, um domingo, a...  

Juíza Presidente - 3 (três) de Outubro, Domingo...  

Francisco Guerra - Outubro, não, peço desculpa Sra. Dra., Novembro. Novembro.  

Juíza Presidente - É um Domingo? É isso?  

Francisco Guerra - Correcto, Sra. Dra. Juíza.  

Juíza Presidente - Sim. Encontro com quem?  

Francisco Guerra - Portanto, ida para Massamá, para os arquivos, sete e trinta, depois pus, AM, que queria dizer manhã, portanto, sete e trinta da manhã.  

24.10.05 - (em Tribunal)

 

Juíza Presidente - É uma que diz 2002 (dois mil e dois) e há outra que diz... Para além destas duas agendas, esta verde, grande que diz BP na capa e a pequena que diz 2002 (dois mil e dois), o senhor tinha mais alguma agenda?  

Francisco Guerra - Não.  

Juíza Presidente - Verde. Mais alguma agenda verde?  

Francisco Guerra - Não, Srª Drª.  

Drª Mª João Costa - Qual, Srª Drª, então qual das duas, dessas duas agendas... aliás, aqui grande, mas já agora se confirma se é essa agenda grande, com a inscrição BP que diz ter entregue, que ficou na posse da Polícia Judiciária e que tinha alguns encontros dos clientes?

(...)

 Juíza Presidente - Então, e para além desta anotação de 3 (três) de Novembro, há mais alguma?  

Francisco Guerra - Não consigo, neste momento não consigo identificar mais nenhuma Sra. Dra., tirando...  

Juíza Presidente - Mas viu com atenção?  

Francisco Guerra - Vi, vi, sim, sim, Sra. Dra.  

Juíza Presidente - Não precisa de ver outra vez esta agenda?  

Francisco Guerra - Sra. Dra., se me deixar, se me...  

Juíza Presidente -Então ver outra vez  

Francisco Guerra - Obrigado.  

Juíza Presidente - com atenção, desde o princípio, para ver se identifica mais algum registo, que tenha a ver com este processo. ... Encontra mais algum registo?  

Francisco Guerra - Não Sra. Drª.  

(...)

 

Juíza Presidente - No escrito, fls. 43 (quarenta e três), ver se é só esta agenda que está aqui nos autos que o senhor se refere, ou mais alguma verde que tenha, agenda, grande, verde que tenha... que se tenha esquecido, ou que não tenha ainda referido?  

Francisco Guerra - Aqui? ... Posso Srª Drª?  

Juíza Presidente - Sim.  

Francisco Guerra - Não. Eu não tenho mais nenhuma agenda.