Francisco Guerra > Francisco Guerra na TV - O Lar Evangélico

 

Sobre esta questão, sem pôr em dúvida de que o episódio tenha acontecido, acho também oportuno revelar os elementos do Inquérito que então foi feito. Deixo excertos dos depoimentos de três perceptores do Colégio no Processo de Inquérito e as respectivas conclusões:

  • "Já conhecia o Francisco Guerra, antes de o mesmo ter ingressado no Lar (...) Mais disse que era uma criança alegre, amorosa, irrequieta, e também um pouco mentiroso. Mais disse não saber sobre os factos, achando no entanto, pelo que conhece de Francisco Guerra, que ele era bem capaz de ter arranjado toda esta "história", para poder regressar para junto da família, já que os irmãos estavam em Lisboa junto das tias."  
  • "Que quando o Francisco Guerra, veio para o Lar, trazia consigo uma história, de que se teria querido matar, pondo-se na linha de comboio, o que teria sido evitado por um senhor.Esta história, embora posteriormente por ele desmentida, era comovente, e originou da sua parte, um especial afecto pelo Francisco Guerra, que a levava a dele se aproximar (...)"
  • "Que Francisco Guerra era uma criança amorosa, viva, e imaginativa, por vezes até demais, já que por diversas vezes foi apanhado a dizer coisas que mais tarde se provou não serem verdadeiras."

A conclusão deste inquérito resulta na "não confirmação dos factos denunciados e respectiva recomendação de arquivamento dos autos, pelo designado inspector, depois da análise documental, observação directa e inquirição de responsáveis e utentes."

É de facto o Dr. Pedro Strecht que recomenda ao então Provedor da Casa Pia que Francisco Guerra ingresse no Colégio de Pina Manique em Abril de 1998.

E fica aqui uma dúvida:  a Drª Prista Monteiro consegue detectar numa só sessão que Francisco terá sido abusado nesse Lar. O Dr. Pedro Strecht que durante o ano lectivo de 1998/99 teve com ele pelo menos 12 consultas, continuando a segui-lo regularmente, nunca foi capaz de detectar nada num jovem que diz que nessa altura estaria a ser abusado por toda uma rede de pedofilia participando até activamente como angariador e distribuidor?