Francisco Guerra > Francisco Guerra na TV e Não Só - Há Rede e Redes

Mensagem de Francisco Guerra no seu livro (pág. 174/175)

"Desde os anos 70, pelo menos, que está activa também em Portugal uma rede internacional de pedofilia que envolve as crianças e os adolescentes da intituição. No nosso país há personalidades do mundo da política, do futebol, empresários e artistas, alguns deles ainda no activoi e outros não, que estão implicados na rede. (...) Farei o que puder. Mas O Carlos Silvino da Silva (...) era o elo de ligação de toda essa gente. Ele pode dizer quem são e onde estão."

No dia 23 de Novembro de 2010 a Imprensa noticiava:

Casa Pia desconhece "existência de qualquer rede organizada de pedofilia"

A Casa Pia de Lisboa afirmou hoje desconhecer a existência de qualquer rede organizada de pedofilia a operar dentro da instituição, lembrando que é "dever ético" dos cidadãos denunciar suspeitas de eventuais abusos a menores.

"A Casa Pia de Lisboa afirma categoricamente desconhecer a existência de qualquer rede organizada de pedofilia a operar dentro da instituição", refere, em comunicado, reagindo a uma das denúncias do livro de Francisco Guerra, uma das testemunhas-chave do processo de abuso de menores da instituição.
No livro "Uma dor silenciosa", Francisco Guerra garante que "está activa em Portugal uma rede internacional de pedofilia que envolve as crianças e os adolescentes da instituição".
Em comunicado, a Casa Pia destaca que "está particularmente atenta a todas as denúncias relativas à instituição e não tem conhecimento de novos dados implicando quer educandos quer colaboradores".
A instituição sublinha que "sempre" assumiu "total responsabilidade pelos danos irreparáveis causados a todas as vítimas de abusos que estavam à guarda".
Lembra também que "é o dever ético de todos os cidadãos denunciar às autoridades quaisquer suspeitas de eventuais casos de abusos de menores" e que implementou, nos últimos anos, "um número de medidas cujo objectivo é a prevenção, detecção e reacção imediata de quaisquer indícios de abusos".
"Essas medidas estão em vigor, proporcionando uma vigilância permanente, um ambiente de confiança e segurança aos seus educandos", refere a Casa Pia, sublinhando que recentemente reiterou "a sua total receptividade no apuramento de eventuais suspeitas".
No livro, que será lançado no dia 25 deste mês e apresentado pela antiga provedora da Casa Pia de Lisboa Catalina Pestana, Francisco Guerra aponta o dedo a "personalidades do mundo da política, do futebol, empresários e artistas, alguns ainda no activo e outros não, que estão implicados na rede" de pedofilia que, alegadamente, envolve casapianos.
"A rede não foi desmantelada", escreve esta testemunha-chave do processo.

Esperemos que Francisco Guerra leia com atenção a parte que está a negro e sublinhado no meio do texto.